Blumenau (47) 3037-1201 Balneário Camboriú (47) 3361-7191 São Bento do Sul (47) 3633-7038

Conheça nossas Especialidades

DTM - Dor Orofacial

DOR OROFACIAL – DTM
Dores na mandíbula, dores de cabeça e na nuca , podem ser sintomas de atm.


Pacientes

Nessa sessão, será possível encontrar perguntas e dúvidas frequentes acerca da especialidade da Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. O intuito dessa sessão é prestar esclarecimentos sobre uma condição que ao longo dos anos tem aumentando tanto em prevalência quanto em severidade na população em geral: as disfunções temporomandibulares.
 

O que é DTM?

DTM é a abreviatura de Disfunções Temporomandibulares. Como o próprio nome diz, as DTM são alterações funcionais, que comprometem a função mastigatória, a deglutição e a fala e que podem se apresentar na forma de varias alterações.

Exemplos: você tem dor durante a abertura e fechamento da boca; você tem dificuldades na mastigação de determinados alimentos; você escuta barulhos da função mandibular durante a mastigação de abertura da boca.

Essas alterações podem estar associadas a presença de dor. A dor é um sintoma clássico de DTM, bem como a limitação

 

O que causa uma DTM?

A etiologia das DTM apresenta um caráter multifatorial, estando associada à hiperatividade muscular, trauma, estresse emocional, maloclusão, além de inúmeros outros fatores predisponentes, precipitantes ou perpetuantes dessa condição. Vários fatores podem causar uma DTM. Não existe uma causa comum a todas as DTM, mas o trauma pode ser o principal causador dessa alteração funcional. Uma associação de fatores (má oclusão, bruxismo, um desenvolvimento anormal das ATM, um trauma forte – acidente e tombos no qual ouve pancada no queixo ou na face, estresse, etc) podem causar ou manter uma DTM. Em virtude da complexidade etiológica e da variedade dos sinais e sintomas que podem, genericamente, também representar outras patologias, o reconhecimento e a diferenciação das disfunções temporomandibulares podem apresentar-se de forma não muito clara ao profissional
 

Quais são as queixas mais freqüentes dos pacientes com DTM? – Ruídos articulares (estalidos e crepitações):

– Cansaço dos músculos que abrem e fecham a boca;
– Desvios mandibulares na abertura e fechamento da boca;
– Limitação para a abertura da boca;
– Travamentos de boca aberta ou fechada;
– Apertamento e rangimento dental diurno e/ou noturno;
– Dor em região pré-auricular, que se localiza próximo ao ouvido; – Dor na própria articulação temporomandibular;
– Dor na cabeça, na face e no pescoço;
– Dor no ouvido (inclusive sensação de diminuição de audição ou zumbidos);
– Dor de dente e desgastes dentais.
 

O tratamento ortodôntico pode desencadear uma DTM?

Evidências científicas atuais significativas apontam para uma tendência de não associação do tratamento ortodôntico com as DTM. Porém, torna-se muito importante um adequado diagnóstico e criteriosa execução da terapia ortodôntica, de modo a se obter um posicionamento dentário de acordo com um bom funcionamento do sistema mastigatório. Além disso, é muito importante a realização antes do início do tratamento ortodôntico de uma avaliação completa acerca da presença de sinais e sintomas de DTM e dores orofaciais.
 

A Ortodontia é uma forma de tratamento para a DTM?

O tratamento ortodôntico é uma terapia que ocasiona uma alteração do padrão oclusal. Então, em um primeiro momento, deve-se optar por tratamentos de caráter conservador e pouco invasivo para o controle da dor e melhora da função em pacientes com DTM. Posteriormente, pode-se adotar terapias que alterem o padrão oclusal de forma definitiva, como a Ortodontia, reabilitações orais e o ajuste oclusal.
 

As DTM estão relacionadas a outras doenças? Elas podem ser confundidas com outras afecções?

Sim. Algumas doenças reumatológicas como artrite reumatóide, fibromialgia, espondilite anquilosante, entre outras, apresentem repercussões na ATM e merecem atenção do especialista em DTM e Dor Orofacial. Da mesma forma, muitas vezes os pacientes apresentam como queixa “dor de ouvido”, sendo que na realidade sua fonte de dor não é otorrinolaringológica e sim devido a problemas da ATM. Também, em algumas situações de cefaléias, principalmente a cefaléia do tipo tensional, quando é realizado um tratamento conjunto do neurologista com um especialista em DTM e Dor Orofacial, evidências científicas demonstram uma maior redução da sintomatologia. Assim, torna-se importante uma integração a especialidade da DTM e Dor Orofacial com as especialidades médicas da Otorrinolaringologia, Reumatologia e Neurologia.
 

Como posso saber se tenho uma DTM?

Se você apresentar dor nas articulações e/ou no rosto durante a mastigação, dificuldade ou algum ruído ao abrir ou movimentar a
possível que você tenha uma DTM. Assim que possível, procure um cirurgião-dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, que é o profissional mais capacitado no diagnóstico e tratamento das DTM e Dor Orofacial. O diagnóstico é realizado através de anamnese, exame clínico- físico e exames complementares de imagem. Os exames de imagens mais comumente utilizados são as radiografias panorâmicas e extrabucais convencionais, tomografias computadorizadas e as ressonâncias magnéticas. Algumas vezes outras modalidades de exame são requeridas como: artrografia, termografia, cintilografia e ultrassonografia.
 

Quais são as possibilidades terapêuticas para um paciente com DTM e Dor Orofacial?

As alternativas de tratamento sempre devem ser baseadas em evidências científicas e tratamentos conservadores e pouco invasivos são sempre a primeira escolha. Os tratamentos englobam a utilização de aparelhos orais, terapias farmacológicas, termoterapia, fisioterapia, microcorrente, laserterapia, infiltrações articulares, bloqueios musculares, viscossuplementação, e, procedimentos cirúrgicos como artrocentese, artroscopia e cirurgias da ATM. A educação e a conscientização do paciente acerca de seu problema é extremamente importante, assim técnicas comportamental-cognitivas funcionam como um adjuvante no tratamento. A atuação em uma equipe multidisciplinar envolvendo especialistas em DTM e Dor Orofacial, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos muitas vezes é necessária.
 

Fonte: Dr. Eduardo Machado CRO-RS 16960 – Odontologika 


Ambiente aconchegante
para atender nossos clientes

A Spazio Dental investe na infraestrutura das suas clinicas para acolher nossos clientes e amigos em ambientes aconchegantes e seguros.

Conte com a ajuda de
Profissionais Especializados

Nossos profissionais responsáveis são capacitados e qualificados, contamos com todo suporte técnico necessário na própria clínica para viabilizar os custos aos clientes.

Fale conosco e agende uma consulta
em uma de nossas clínicas

Nossas clínicas estão instaladas em locais de fácil acesso no centro das cidades. Envie-nos uma mensagem e marque um horário ou até mesmo uma visita. Estaremos dispostos a lhe dar o melhor acompanhamento possível.