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O campo de estudos sobre empreendedorismo abrange diferentes perspectivas e formas de análises. Existem, porém, diversos aspectos pouco explorados como o franchising no contexto empreendedor. O franchising é uma forma de negócio consagrada, que representa cerca de 40% das vendas de varejo nos Estados Unidos; no Brasil, é responsável por 500 mil empregos com uma movimentação de cerca de 30 bilhões de reais por ano. Apesar de sua importância econômica e social, o franchising atrai atenção de poucos pesquisadores no meio acadêmico. Este estudo teórico procura abordar a natureza empreendedora do franchising, como uma importante forma de criação e crescimento de micro e pequenas empresas (PMEs), com menores riscos de fracasso. O estudo aponta que o sistema de franquias enquadra-se no âmbito do empreendedorismo, como uma forma peculiar de empreendimento, pois envolve dois empreendedores: franqueado e franqueador. Além disto, o processo gerencial na constituição e gestão de uma franquia requer características associadas ao perfil e a ação empreendedora.  O franchising é um formato de negócios recente, que encontrou campo fértil para seu desenvolvimento no Brasil, que é o terceiro país em número de franquias no mundo. O sistema também é um importante meio para criação e manutenção de micro e pequenas empresas com menores taxas de fracasso; além disto, o franchising é responsável pela geração de empregos no Brasil. O sistema, que possui um formato pré-definido pelo franqueador, pode a primeira vista não se enquadrar no contexto do empreendedorismo dadas algumas das características freqüentemente atribuídas aos empreendedores. É consenso entre os autores sobre empreendedorismo a atribuição de um perfil empreendedor a um indivíduo que busca oportunidades e encontra meios de explorá-la, ou seja, o empreendedorismo vai além do indivíduo, contemplando o ato empreendedor e os processos gerenciais do empreendedor, que reorganiza recursos de forma a criar e aproveitar oportunidades lucrativas. Destarte, o franchising possui uma natureza empreendedora única, pois conta com o envolvimento de dois empreendedores que buscam oportunidades a as gerenciam de forma a explorá-las lucrativamente.  A entidade ABF detalhou dados do crescimento do mercado de franquias brasileiro. Entre os avanços, o franchising cresceu 7,7%, com faturamento de R$ 127 bi, gerou 6,5% mais empregos diretos e registrou 239 novas marcas.De acordo com o estudo feito pela entidade, o franchising cresceu 7,7% em faturamento no ano passado, atingindo uma receita da ordem de R$ 127,331 bilhões. O setor aumentou em 6,5% o número de postos de trabalho gerados, passando de 1.029.681 para 1.096.859.Em número de unidades, o crescimento foi de 9,8%, totalizando 125.641, o que representa a abertura de 11.232 pontos de venda. A opção do empreendedor por um negócio de franchising, ao invés da opção por um negócio independente é abordada na pesquisa de Willians (1998), que inclui o franchising nas formas de organização do empreendedor. Michael (2003) fornece uma visão complementar sobre o assunto, ao incluir o franqueador na dimensão do empreendedor através do franchising. Segundo o autor, o ganho de escala por meio do franchising constitui uma identificação e aproveitamento de oportunidade de mercado, o que corrobora com a definição de empreendedorismo atrelado à oportunidade, defendida por Shane e Vekataraman (2000). O trabalho de Zilber, Almeida e Castilho (2003) também aborda o franchising na dimensão do empreendedorismo; nesse estudo, os autores concluem que o franqueado deve ter um perfil empreendedor que se situa em uma escala de grau de segurança maior do que o de um fundador e o comprador de um negócio independente, sendo este mesmo grau de segurança menor do que o exigido por um funcionário público, empregado, gerente ou diretor, e vendedor autônomo. O empreendedor que adere ao sistema de franquia situa-se na mesma escala, porém, em ordem inversa quando em relação ao grau de independência; tendo portanto, um grau de independência menor do que o fundador e o comprador de um negócio independente; mas mais independência do que um funcionário público, empregado, gerente ou diretor, e um vendedor autônomo. Essa constatação dos autores põe em relevo a possibilidade do franchising atuar como mecanismo intermediário para a atuação empreendedora de forma independente. Fonte: ABF

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