Como forma de substituir os dentes ausentes, os implantes dentários são hoje a alternativa mais moderna e realística de repor o elemento dentário que anteriormente foram perdidos.
Podemos ter a ausência de um ou mais dentes, onde estes devem ser repostos através dos pinos de titânio conhecidos hoje, como os implantes dentários.
A falta dos dentes causam um prejuízo generalizado a toda arcada dentaria, onde além de proporcionarem uma trituração deficiente dos alimentos, também geram alterações nas articulações temporo-mandibulares, extrucao e giroversoes dos dentes que ainda estão presentes, bem como alterações na fala e estética.
Desta forma, a reposição destes dentes antes perdidos, são realizados através da instalação de implantes que podem ser feitos de forma individual ou múltipla, dependendo de cada necessidade e da estética necessária para cada situação.
Os implantes necessitam de um prazo de cicatrização que varia de acordo com a localização onde foram instalados e a dureza ou densidade óssea do local. Este tempo varia entre 3 a 6 meses.