Blumenau (47) 3037-1201 Balneário Camboriú (47) 3361-7191 São Bento do Sul (47) 3633-7038

Conheça nossas Especialidades

Periodontia

Periodontia é uma especialidade da Odontologia que estuda os tecidos bucais que estão ao redor dos dentes.

O periodonto consiste em tecidos de suporte (sustentação) e revestimento (proteção) do dente. Esses tecidos são: gengiva, ligamento periodontal, cemento, e o osso alveolar.

O periodonto considerado normal está sujeito a modificações morfológicas, funcionais e patológicas. As funcionais e morfológicas estão associadas a uma série de fatores, principalmente a idade.

As alterações patológicas são causadas por bactérias periodonto-patógenas que causam a Gengivite quando associadas aos tecidos que revestem os dentes (gengiva) e é a forma mais comum da doença periodontal.

Já a Periodontite está relacionada aos tecidos de sustentação do dente (osso). Essas doenças têm subclassificações de acordo com o risco da doença, potencial bacteriano, idade, fatores de risco como doenças sistêmicas (diabetes), e fatores extrínsecos como tabagismo.

As doenças periodontais podem ter um pequeno caráter inflamatório de gengiva, bem como levar a perda do elemento dental, se essa atingir os tecidos de sustentação dos dentes.

A principal causa das doenças gengivais é a formação e acúmulo de Placa Bacteriana

Defini-se placa bacteriana como um conglomerado de depósitos orgânicos e inorgânicos nas superfícies de dentais, língua, restaurações e próteses ( acúmulos moles de bactérias e células epiteliais, polissacarídeos, proteínas, lipídios, fósforo, flúor, potássio, cálcio, entre outros).

A fonte desses depósitos da placa é principalmente a saliva e à medida que o conteúdo mineral da placa aumenta, a massa torna-se calcificada (principalmente pela ação do cálcio), formando dessa maneira o cálculo, conhecido popularmente como TÁRTARO.

O desequilíbrio biológico entre as ações da placa bacteriana e o sistema de defesa do organismo do hospedeiro gera então as doenças periodontais. Os principais sintomas do hospedeiro são os sinais clínicos de inflamação na gengiva, com, vermelhidão, inchaço, dor e sangramento. Embora os sinais clínicos sejam visíveis até ao hospedeiro pode-se dizer que a doença periodontal e silenciosa fazendo com que o paciente procure ajuda do profissional especializado muitas vezes tardiamente.

Ambiente aconchegante
para atender nossos clientes

A Spazio Dental investe na infraestrutura das suas clinicas para acolher nossos clientes e amigos em ambientes aconchegantes e seguros.

Conte com a ajuda de
Profissionais Especializados

Nossos profissionais responsáveis são capacitados e qualificados, contamos com todo suporte técnico necessário na própria clínica para viabilizar os custos aos clientes.

Fale conosco e agende uma consulta
em uma de nossas clínicas

Nossas clínicas estão instaladas em locais de fácil acesso no centro das cidades. Envie-nos uma mensagem e marque um horário ou até mesmo uma visita. Estaremos dispostos a lhe dar o melhor acompanhamento possível.