Fisiologicamente os dentes passam a sofrer alterações de coloração conforme o avançar da idade. Contudo, alguns pacientes já desde cedo apresentam uma coloração mais amarelada.
A tonalidade do dente é uma característica genética, onde pode ser manipulada até certo tom através do clareamento a laser.
Não existem contra- indicações para a realização do mesmo, no sentido de causar desgastes ou fragilidades dentarias, como muitas vezes ouvimos dizer.
Existe o que chamamos de ponto de saturação, que é o ponto máximo de clareamento que se consegue chegar na escala de cor. Assim, cada paciente apresenta um ponto de saturação que não pode ser alterado. Desta maneira, alguns pacientes terão um resultado superior a outros no sentido de manifestar uma cor mais clara. O ponto de saturação tem como fator determinante a genética.
O clareamento a laser é realizado em consultório com consultas de aproximadamente 60 min e em média 03 sessões. É utilizado um gel conhecido como peroxido de hidrogênio a uma concentração de 35%. Com este protocolo de atendimento conseguimos chegar na tonalidade mais clara que cada paciente pode apresentar do seu ponto de saturação.